Jesus é o Caminho a verdade e a vida...

O conselho raramente é bem recebido e quem mais necessita dele é quem menos o aprecia.

Philip Chesterfield

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Como posso descansar?

“ Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobres vocês o meu jugo e aprenda de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mat. 11:28-30).
 
 Talvez você nunca tenha ouvido algo que lhe fizesse mudar de atitude em relação à sua vida espiritual. Talvez você já tenha feito alguma coisa, mais as circunstâncias da vida conseguiram lhe afastar novamente do que Deus tinha pra você e, desta forma, você foi jogado novamente no poço da desilusão.
A citação acima mostra as palavras do próprio Jesus no que diz respeito a o que devemos fazer se quisermos ter um real descanso nesse mundo de trevas e tribulações.
O primeiro passo mostrado pelo salvador é: “venham a mim...”
Antes de qualquer coisa você precisa IR até Jesus, e isso não está relacionado a simplesmente frequentar uma igreja sem nenhum compromisso. Quando ele diz vinde a mim, ele está se referindo a ter uma vida reta e temente a ele.

Quando falamos de Jesus às pessoas nos evangelismos que fazemos, nunca dizemos: “você precisa ir a uma igreja”, ou “você precisa de uma religião”, mas sempre dizemos aos jovens “vocês precisam conhecer Jesus”. E para conhecê-lo precisamos ir até ele. Foi assim com a mulher do fluxo de sangue citada em Marcos 5: 25-30, que teve que enfrentar uma multidão (que aqui vai significar as barreiras que vão se levantar) para poder chegar até Jesus, também foi dessa forma com o cego Bartimeu (Marcos 10: 46-52) que teve que gritar desesperadamente para chamar a atenção de Jesus e alcançar sua cura, e assim com diversos homens que tiveram que sair da sua zona de comodismo, conforto e medo para poderem conseguir a tão sonhada mudança de vida.
A segunda orientação dada por Jesus é “Tomem sobre vocês o meu jugo...”
A palavra jugo está relacionada basicamente a duas coisas segundo o dicionário:

1 – Canga que junta dois bois para que possam carregar uma carga, que deve ficar de igual peso para os dois.
As cangas de bois são feitas para que ambos os animais envolvidos no processo sejam da mesma estatura para que nenhum carregue mais peso do que o outro. Caso isso não aconteça, o animal maior carregará mais peso do que o outro. Quando tomamos sobre nós o jugo de Jesus a intenção é que nos tornemos iguais, ou com a mesma estatura que Jesus. Se você se dirigir até Jesus mais continuar se achando maior que ele, você continuará a carregar todo o peso sozinho, assim como o boi que tem maior estatura carrega a maior parte do peso da carga sozinho.

Por isso, se você pensa em ir até Jesus mais também pensa em continuar no controle da sua vida, tomando suas decisões sozinho sem dar a mínima para o que Jesus pensa, saiba que você passará o resto da sua vida carregando o peso de sua decisões sozinho. Então tome sobre você o jugo de Jesus, divida a carga que você tem levado com ele, deixe que ele faça parte da sua vida realmente, pois só assim você terá condições de continuar a viver.

2 – Jugo também significa “vínculo de submissão”.
Muitas pessoas querem ir até Jesus mais não desejam se tornar submissas a ele, preferindo viver uma vida de aparência, onde as pessoas têm um conceito errado sobre quem elas verdadeiramente são e vivem uma vida de desobediência.
Submissão está relacionada a submeter algo. Então a palavra aqui é: submeta-se a Jesus e deixe ele verdadeiramente reinar em sua vida.

A terceira atitude que Jesus diz que devemos tomar para sermos restaurados pelo Senhor é “...e aprendam de mim”. Isso diz respeito a viver de acordo com a palavra de Deus. A bíblia é o manual deixado pelo Senhor ao ser humano, e através dela podemos obter a resposta para todas as nossas perguntas e dúvidas. Viver de acordo com a palavra de Deus tem sido um desafio principalmente para os jovens, visto que o mundo tem ensinado cada vez mais que a forma de se viver tem que ser baseada em nossos prazeres, enquanto que a bíblia nos ensina a crucificar a nossa carne.
Após mostrar os passos que devemos tomar, Jesus nos mostra a recompensa que obteremos: “...e vocês encontrarão descanso para as suas almas”.

Jesus é a fonte de vida, de harmonia, de descanso, de alegria, e todas as nossas forças devem estar voltadas a conhecê-lo e fazê-lo entronizado em nossas vidas. O problema é que muitos de nós queremos ser tocados, queremos se aliviados e tranqüilizados pelo Senhor, mais esquecemos que ele não é nosso empregado e que para isso acontecer nas nossas vidas NÓS precisamos tomar algumas atitudes.
Entregue-se a Jesus verdadeiramente e você encontrará o descanso que tanto tem procurado. Todos precisamos de preencher o vazio naturalmente aberto no ser humano em decorrência do pecado, o problema é que a maioria das pessoas têm procurado preencher esse vazio no lugar errado.
Não sei como você está hoje, nem como você estará amanhã, a única coisa que sei é que se você deixar Jesus reinar na sua vida, permitindo que ele mude em você o que for necessário que seja mudado, você verdadeiramente vai desfrutar de dias de descanso e alívio.

2 comentários:

Deise MD Frusciante disse...

Se todos que estiverem em angustia fossem a jesus,o mundo seria outro...teria o descanso perfeito.
Lindo

Will disse...

Verdade minha querida... ^^