Jesus é o Caminho a verdade e a vida...

O conselho raramente é bem recebido e quem mais necessita dele é quem menos o aprecia.

Philip Chesterfield

Esboços Prontos

Eu creio, mas ajuda-me na minha falta de fé PDF Imprimir E-mail
Escrito por Pr. Vandeli Alves   
Escrito por Pr. Vanderli Alves

““Eu Creio, Mas Ajuda-me na Minha Falta de Fé”
Em que se baseia nossa fé? A doutrina cristã está fundamentada na morte e ressurreição de Jesus. O apóstolo Paulo confirmou esta doutrina à Igreja de Corinto com estas palavras: “Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (I Cor. 15:3,4). A crucificação e a ressurreição são os fatos centrais da nossa fé. Eu creio que Jesus morreu pelos meus pecados e que ressuscitou ao terceiro dia. O túmulo vazio comprova a veracidade da morte e ressurreição de Jesus.
Entretanto, não basta crer que Jesus morreu e ressuscitou, temos que recebê-lo pela fé, como Senhor e Salvador das nossas vidas, confessando-O publicamente. Muitos até acreditam na morte e ressurreição de Jesus, mas ainda não confessaram publicamente que reconhecem que são pecadores e que se arrependem de seus pecados. A Bíblia diz que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, mas também, a Bíblia diz que sem arrependimento não há remissão de pecados.
“...A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Rm. 10:8,9). Com coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Vamos relembrar as palavras do Senhor Jesus antes de subir ao céu: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc. 16:16).

Quais São as Causas da Incredulidade?
Hoje convivemos com a triste realidade do cumprimento das palavras de nosso Senhor Jesus Cristo em Mateus 24.10: “Nesse tempo, muitos haverão de abandonar a fé, trair e odiar uns aos outros”. Lamentavelmente podemos encontrar crentes que tem abandonado a fé, mas ao mesmo tempo ocupando até cargos nas igrejas. Mesmo assim não é tarefa fácil identificar as causas da incredulidade dentro das igrejas. Tentaremos aqui perceber alguns sinais dessas causas e enumerá-las, tais como: Prosperidade socioeconômica; a influência da mídia; tragédias e sofrimentos; secularização do religioso e a principal e talvez mais importante causa seja o freqüente mau exemplo ou incoerência cristã. Tudo isso, tem levado muitos ao abandono da fé.
Essa realidade representa um sério desafio para a igreja evangélica brasileira. Se ela quiser restaurar a credibilidade da fé cristã diante de um mundo incrédulo e hostil à fé, deve em primeiro lugar, praticar um evangelismo íntegro e bíblico. Isso implica anunciar não só as promessas, mas as exigências do evangelho; em segundo lugar, a igreja genuinamente evangélica deve não só mostrar um interesse pelas almas, mas também pelo ser humano integral. Buscar não só a transformação de indivíduos, mas da sociedade como um todo; outra necessidade imperiosa é a ênfase na apologética, ou seja, o esforço de proporcionar às pessoas argumentos sólidos sobre a veracidade e relevância do cristianismo e finalmente é preciso haver coerência entre fé e conduta, lembrando que os exemplos valem muito mais que palavras.
Estamos vivendo e convivendo com a realidade de uma sociedade cada vez mais incrédula e ao mesmo tempo mais angustiada e perplexa diante de tantos problemas e indagações. Todo cristão que quer levar Deus a sério é desafiado todos os dias a pagar o preço do testemunho de sua fé em Cristo.


“Parece ser, mas não é”
O pastor Ricardo Barbosa tratou esta questão do “parece ser, mas não é” fazendo as seguintes afirmações: “O apóstolo Paulo sempre recomendou o autoexame. No final de sua segunda carta aos coríntios ele sugere: “Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos”.
“Tenho pensado ultimamente sobre o qual real e verdadeiro é a nossa fé. Não estou preocupado com nossas convicções, mas se a fé que temos em Cristo é viva, real e verdadeira”.
“A cultura da aparência é uma das características mais cultuadas e criticadas da civilização pós-moderna. Acostumamo-nos a parecer aquilo que não somos. As imagens são retocadas; os currículos, maquiados; os entrevistados, treinados a dizer aquilo que se espera deles”.
“Nossa fé também sofre as conseqüências da cultura. Recentemente, eu meditava na pequena carta à igreja de Laodicéia no livro de Apocalipse, e me dei conta de que é uma igreja muito parecida com as que eu conheço”.
“É claro que não há nenhum problema em ter pessoas talentosas e competentes na igreja. O problema está em ‘não precisar de coisa alguma’. Em outras palavras está em parecer o que não somos”.
Parecer, mas não ser, não trás nenhum benefício para a nossa vida cristã. Pois para Deus não adianta parecer, para Ele, ou você é ou não é. O cristão não pode viver de aparência, mas sim de transparência.
Quais são as certezas que todos devemos ter?
Vamos reformular a pergunta inicial. Em que se baseia nossa fé? A fé cristã deve estar fundamentada na morte e ressurreição de Jesus. A crucificação e a ressurreição são os fatos centrais da nossa fé. Eu creio que Jesus Cristo morreu pelos meus pecados e que ressuscitou ao terceiro dia. O túmulo vazio comprova a veracidade da morte e ressurreição de Jesus. Eu creio nas palavras de Jesus proferidas em João 14.1-31. Essa deve ser a primeira confissão de fé de todo cristão. Por isso, eu posso afirmar com toda convicção do meu ser que Jesus foi para céu preparar um lindo lugar para todos nós vv. 1-3; que Ele vai voltar para buscar a sua igreja para morar com ele no céu v. 3; que Ele é o único caminho para a morada eterna com o Pai celestial vv. 4-6.
Também posso afirmar que sem fé em Jesus Cristo o homem não pode conhecer o verdadeiro Deus e Pai celestial vv. 7-12; que temos o melhor representante diante de nosso Deus e Pai e que leva todas as nossas causas a Ele vv. 13-15; que Jesus foi para junto do Pai, mas que o Espírito Santo veio para ficar conosco vv. 16-17; que não estamos sós, mas que temos a melhor companhia do mundo vv. 18-23;
E mais ainda que o Espírito Santo vai nos ensinar tudo de que precisamos saber sobre Deus e as verdades celestiais vv. 21,24 e 26; que a verdadeira paz só quem tem Jesus no coração e o Espírito Santo na vida pode experimentar v. 27.
Também não tenho dúvida que Satanás (o príncipe deste mundo) vai fazer de tudo para impedir que você creia nessas certezas e trazer dúvidas e incertezas ao seu coração v. 30. Mas não se esqueça que “...A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” Romanos 10.8-9.
Pois com o coração é que se crê, e com a boca se faz confissão para a salvação. Portanto, creia em Jesus de todo seu coração e o confesse publicamente e você nunca será envergonhado na fé.
Pr. Vanderli Alves.



Visão de Deus para o casamento PDF Imprimir E-mail

Escrito por Pr. Rafael Bispo   
Ml 2:10-16
VISÃO DE DEUS PARA O CASAMENTO

INTRODUÇÃO: A mensagem do Senhor que tratou do SEU GRANDE AMOR, DA ADORAÇÃO QUE DESPREZA, DE SER FIEL EM VIVER E ENSINAR A PALAVRA, agora passa a tratar da VISÃO PARA O CASAMENTO.
Este é um assunto delicado, pois em qualquer comunidade há irmãos, irmãs, e até pastores divorciados. O evento divórcio já trouxe a esses irmãos um turbilhão de emoções difíceis de suportar, e o objetivo da mensagem não é de condenar, julgar ou fazer com que estas pessoas se sintam piores. Esse é um assunto de fato doloroso.
Deus não tem interesse em condenar seu passado, mas atuar no presente e preparar seu futuro. Então a mensagem é de agora para frente.
A nação estava vivendo um declínio espiritual como relatado em seções anteriores, adoração vazia, destemor, indiferença, irreverência e o resultado disto se refletiu na vida conjugal.
Os sacerdotes estavam abandonando suas esposas para se casarem com mulheres pagãs, idólatras, (... ”E SE CASOU COM ADORADORA DE deus estranho...”), e continuavam agindo como se isso fosse algo aceitável. Continuavam a ministrar no templo, tamanho era o endurecimento, a frieza espiritual.
Nessa conjuntura vem o profeta Malaquias expressa o que é a visão de Deus revelada para a conduta no casamento. O Mensageiro expõe as CARACTERÍSTICAS da visão do Senhor para o MATRIMÔNIO.







I- AQUELE QUE VOLUNTARIAMENTE VIOLAR O PACTO DO CASAMENTO VERÁ O CASTIGO DE DEUS.
O Senhor começa por ensinar sobre o sofrimento que adviria por aqueles que sem temor estavam destruindo seus casamentos para casarem com adoradores de deuses estranhos.

1- DIVÓRCIO É PECADO DE TRAIÇÃO ESPIRITUAL. 2:10
O divórcio nesse contexto é pecado de traição. O texto começa falando de sermos filhos de um mesmo Pai, e foram culpados de traírem a aliança. Aqui o profeta condena o casamento com pagãos, e estes estavam ensejando os divórcios.
Como a mensagem começa referindo-se a Soberania de Deus, entendemos que a conduta conjugal era na verdade uma quebra da aliança com o Senhor.

2- CASAR COM ADORADORES DE ÍDOLOS PROFANA A ALIANÇA DE DEUS. 2:11
A IDÉIA É QUE QUEM NÃO DISTINGUE ENTRE A ESPOSA CRENTE E A IDÓLATRA, TAMBÉM NÃO DISTINGUE ENTRE O DEUS VERDADEIRO E OS ÍDOLOS.
A lei proibia o casamento com pagãos para evitar que os filhos de Deus viessem a se tornar idólatras. Ex 34:11-16
11 Guarda o que eu te ordeno hoje: eis que lançarei fora da sua presença os amorreus, os cananeus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
    12 Abstém-te de fazer aliança com os moradores da terra para onde vais, para que te não sejam por cilada.
    13 Mas derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas e cortareis os seus postes-ídolos
    14 (porque não adorarás outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; sim, Deus zeloso é ele);
    15 para que não faças aliança com os moradores da terra; não suceda que, em se prostituindo eles com os deuses e lhes sacrificando, alguém te convide, e comas dos seus sacrifícios
    16 e tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se com seus deuses, façam que também os teus filhos se prostituam com seus deuses.

Portanto o pecado contra o cônjuge, na verdade é o pecado contra Deus, porque destruirá o ambiente de culto, levando até a adorar outros deuses.
O Mensageiro faz referência a Judá e Israel e Jerusalém que são figuras. Israel é o povo da aliança, e Judá e Jerusalém o Centro da adoração, para enfatizar que no contexto quem estava quebrando a aliança com o Senhor, eram pessoas que estavam no centro, não os que não conheciam.
As palavras, infiel e abominação revelam que Deus estava irado por essas pessoas trazerem para dentro da nação de Israel a idolatria através do divórcio e do casamento com os pagãos. Profanaram o santuário com tal prática. Deus está irado!
A avidez deles em se casarem com mulheres de outra fé demonstrava a falta de comprometimento deles com Deus e seus mandamentos.

3- INTRODUZIR A IDOLATRIA NA FAMÍLIA DE DEUS GARANTE A AMEAÇA DE UMA MALDIÇÃO DE DEUS 2:12.
O Mensageiro passa a apresentar que esse pecado não seria tolerado, mas punido de forma terrível, uma vez que ele ameaçava a continuidade do povo da aliança.
Deus então diz que este pecador seria Eliminado, cortado, mas com o fim da preservação da nação. Ele poderia ser morto, ou mesmo excomungado da vida religiosa.
Assim cristãos não devem realizar casamentos com não cristãos. O comprometimento religiosos é algo de suprema importância e deve permear toda a nossa vida, principalmente o casamento, veja o que Paulo diz em 2°Co 2:6-17;
 14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?
    15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?
    16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
    17 Por isso retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,

Portanto a mensagem de Malaquias corrobora com a doutrina apostólica do cuidado com as alianças.
Isso se aplicaria a todos, ricos, pobres, qualquer um que fosse. Mesmo que fossem os de aparência mais religiosa,... o que apresenta ofertas aos Senhor dos exércitos...
O objetivo da família é ser a escola na qual o estilo de vida de Deus é praticado e aprendido, tal ambiente é quase impossível quando ambos os pais não são servos do Senhor, cristãos verdadeiros.
APLICAÇÃO!
1- NÃO IMPORTA O QUANTO FAÇAMOS PARA O SENHOR, O QUE ELE ESPERAR DE NÓS É FIDELIDADE À SUA ALIANCA QUE É REFLETIDA EM NOSSA VIDA CONJUGAL.


II- O SENHOR REJEITA ADORAÇÃO DAQUELES QUE VIOLAREM O PACTO E TRAZEREM DOR AOS SEUS CONJUGUES. 13,14

A tentativa de parecer melhor do que somos em meio à comunidade através da dedicação, é um ato que o Senhor não recebe das mãos dos adoradores, pois talvez seja apenas uma tentativa de aliviar a consciência e não ADORAR.
1- A DOR CAUSADA PELO PECADO OFUSCA QUALQUER TENTATIVA DE CULTO. 13.
Veja, “... cobris o altar de lágrimas...” o Senhor considera que tal ato de infidelidade não traz adoração, mas muita dor. São dois pecados, casar com mulher idólatra era um, e despejar a esposa inicial era outro. O primeiro traz dor para Deus e o segundo dor para a esposa.
A angústia dessas esposas estava sendo demonstrado no altar do Senhor, altar de lágrimas.
A VIDA CRISTÃ NÃO PODE SER VIVIDA DE QUALQUER JEITO E CONTINUAR COMO SE TUDO ESTIVESSE BEM.
Os homens estavam todos dedicados fazendo suas ofertas da forma mais bonita possível, mas Deus atentava para o choro das mulheres repudiadas, sofredoras com aquela situação.
Não adianta o homem apresentar a Deus suas orações, seus sacrifícios, se sua esposa não está sendo cuidada por ele.
“maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, por que sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.”I PE 3:7.
2- DEUS NÃO RECEBE A ADORAÇÃO PORQUE FOI TESTEMUNHA. 14
A frieza era tão grande que as pessoas desafiam o profeta com seu orgulho e destemor, POR QUÊ? O profeta diz que Deus os estava rejeitando e eles não se arrependem, mas desafiam.
Para esse povo, como nos dias de hoje, se fazemos algo para Deus já é suficiente. Deus não pode questionar, uma vez que já estamos fazendo muito, vamos à igreja, damos oferta, etc.
Infelizmente é a pregação do movimento neo-pentecostal, basta pagar, sacrificar, fazer e pronto Deus está satisfeito. Mas o Deus da Bíblia está preocupado com a conversão o arrependimento.
A resposta do profeta é que Deus foi testemunha da aliança do casamento. Portanto dissolver o casamento era quebrar uma aliança que Deus participou.
Mulher da tua mocidade refere-se a quando fizeram planos de se casar, formar família, viverem juntos, amor, dedicação, romantismo. Agora, depois de muito tempo estavam repudiando, provavelmente por esposas mais jovens e belas. É bom lembrar que a maioria dos divórcios acontece depois dos quarenta anos no Brasil.
 Companheira, também é uma palavra utilizada pelo profeta. Esse termo dá a idéia daquela que partilhou das dores, alegrias, de todos os momentos, mas agora essas mulheres estavam sendo descartadas como imprestáveis.
A idéia principal da passagem é clara: Deus planejou que um homem e uma mulher se tornarem um, ser parceiros, compartilhar tudo, construir uma vida juntos, e agradar a Deus. A sua bênção pessoal dependia preservar essa aliança, e ao bem-estar da nação dependia do casamento fazendo o que deviam fazer.
Quebrar o pacto com a esposa da mocidade é o mesmo que quebrar o pacto com Deus. Ainda que não houvesse nenhuma pessoa presente Deus estava lá como testemunha.




III- OS CRENTES DEVEM ESTAR ATENTOS CONTRA A INFIDELIDADE QUE FRUSTRA OS PLANOS DE DEUS PARA SUA DESCENDÊNCIA.

Os planos de Deus para o mundo dependem da família, de sua unidade, por isso tudo que ameaça a família orientada por Deus deve ser combatido, como a homossexualidade e no contexto o divórcio.
1- AS PESSOAS DEVEM CUIDAR DO SEU CASAMENTO PORQUE DEUS DESEJA UMA SEMENTE DIVINA. 15
Temos que entender a finalidade do casamento para poder preservá-lo.
A idéia de “um” é que o Senhor está formando um povo. A igreja! E para a formação deste povo o início está na família, marido e mulher abraçados com a fé, ensinando dos filhos a manterem-se nos caminhos de Deus. Por isso é tão perigoso, o divórcio e o casamento com pessoas pagãs.
Para Deus ser revelado ao mundo e cumprir os seus propósitos ele escolheu um povo, a igreja, e esta precisa ser preservada através do matrimônio.
Então Malaquias adverte o povo, CUIDAI DE VÓS MESMOS, significa observar com muito cuidado, como um vigia noturno que guarda uma cidade.


2- AS PESSOAS DEVEM CUIDAR DE SEU CASAMENTO PORQUE DEUS ODEIA O DIVÓRCIO. 16.
Entenda bem, Deus odeia o divórcio, não os divorciados. O evento divórcio é odiado porque atrapalha os planos de Deus. Odiar significa que Deus detesta o divórcio porque causa dor e terá efeitos sobre a fé no futuro. Quantos são os pais que se divorciam e atrapalham a fé dos filhos, os impede de congregar, de firmar-se em Cristo Jesus.
Deus odeia o divórcio por que este geral uma injustiça social, cobrir as vestes de violência, violência emocional, às vezes física, muitas vezes material, como existem mães abandonadas com seus vários filhos, passando tremendas dificuldades.
Os advogados são muitas vezes procurados pelos pais que pagam pensão para fazer a revisional de alimentos, ou seja, tentar abaixar um valor pago em pensão, que praticamente sempre já é baixo, demonstrando um total desamor, e violência. A isto, Deus odeia.


CONCLUSÃO.
O profeta termina conclamando a um cuidado de se mesmos. Para se ter esse cuidado é necessário entender e obedecer à aliança com Deus. Devemos também ter a consciência de que o casamento é até que a morte os separe, o que Deus uniu não separe o homem, este é o ideal de Deus.
 Assim, a mensagem para a família da fé é clara: se você realmente ver como a aliança do casamento se encaixa na aliança que Deus fez com seu povo, então você vai casar-se dentro da fé e vai dar toda a diligência para preservar o casamento aconteça o que acontecer. Nenhum casamento é perfeito Estamos sempre chamado de volta para o ideal, para o padrão de Deus. Para que o casamento seja o matrimônio "santo", ele deve ser agradável a Deus, e para desenvolver este deve haver uma verdadeira doação de alma para alma no Senhor, para que o marido e a esposa realmente pertencem a um outro, e realmente ver a sua casamento como serviço a Deus. Malaquias diz que prestem atenção que este é preservado - fazer tudo em seu poder para fazê-lo. E vai ter tanta diligência, porque a forma do mundo é tão diferente.
Alguns podem achar que é tarde demais, porque eles têm vivido por um casamento falido e não há como voltar atrás. Para eles, a mensagem da Palavra de Deus é clara: eles devem ter certeza de suas vidas estão bem com Deus, e que significa reconhecer a sua quota na dissolução de uma aliança e resolução de servir a Deus agora com toda a devoção e obediência, e que certamente significa que em qualquer nova relação que eles poderiam ter eles vão ver a ela que conta para Deus.




Pr. RAFAEL BISPO





Fidelidade em viver e ensinar a palavra de Deus PDF Imprimir E-mail

Escrito por Pr. Rafael Bispo   
ML 2:1-9
FIDELIDADE EM VIVER E ENSINAR A PALAVRA DE DEUS


INTRODUÇÃO:
                                         Até agora temos visto Deus falar com muito poder em suas mensagens anteriores, a grandeza do seu amor e adoração que Deus despreza. Sabemos que Deus quer que a aliança seja concertada, trazendo de volta o coração dos filhos a Deus Pai. Deus exige sua honra e glória devida.
Agora é relatado o fracasso do sacerdote em viver e ensinar a vontade de Deus. Conseqüente, todo o povo estava vivendo de forma desagradável, faltava o ensino fiel da verdade do Senhor.
Lembramos que não existe mais a figura de sacerdote, mas, o ministério sacerdotal é exercido por cada crente. “vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel”. Ex. 19:6.  Assim todos que são crentes podem aprender e ensinar. Somos sacerdócio de Deus.
Assim essa mensagem de hoje nos adverte para voltarmos aos ensinos fiéis da Palavra do Senhor. Para dar ouvidos ao que o Senhor fala.
Atentemos, portanto às advertências de Deus para firmarmos em suas fiéis palavras.

I- DEUS RETIRA SUA BENÇÃO DAQUELES QUE SE RECUSAM DAR GLÓRIA AO SEU NOME! (2:1-4),
A mensagem começa com um ataque frontal aos líderes, informando-os sobre o que aconteceria caso não ouvissem o mandamento de Deus e fossem fiéis ao ensiná-lo.
1- DEUS ADVERTE SOBRE SEU JULGAMENTO. (1,2)
O aviso é que Deus enviaria uma maldição a quem não honrasse o seu nome. Uma maldição sobre suas bênçãos – BENÇÃOS AMALDIÇOADAS. O verbo (abençoar- BARAK) significar enriquecimento físico, espiritual e material. Todas as coisas como saúde, emprego, família, lavoura, chuvas, igrejas, são bênçãos que o Senhor nos dá.
Já a palavra maldição oposto de benção, significa que Deus iria remover a pessoa do lugar da benção, ou remover a benção da pessoa. Dessa forma ocorreu com ADÃO E EVA, expulsos do jardim, CAIM, expulso da terra fértil, andou errante pela terra.
Amaldiçoar as bênçãos pode ser também que aquilo que eles abençoassem na verdade seria amaldiçoado. QUE PERIGO RECEBER ORAÇÃO DE ALGUÉM QUE TEM AS BENÇÃOS AMALDIÇOADAS! Assim os sacerdotes amaldiçoados ainda que estivessem no cargo eram impróprios para o ministério, não iriam ser eficazes. Onde não há benção não há nada.
Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Jo 15:5.
    Isso seria apenas o início do castigo, pois o vs9 diz que eles se tornariam desprezíveis aos olhos de todos.
APLICAÇÃO.
• POR CAUSA DO PECADO, A BENÇÃO DE DEUS É REMOVIDA!
• A ADVERTÊNCIA DE JESUS ÀS IGREJAS DO APOCALIPSE É QUE ELE IRIA REMOVER SUAS LUZES, OU SEJA, SUA EFICÁCIA COMO LUZ DO MUNDO, SERIAM MORTOS, INÚTEIS, IRRELEVANTES.
Mas porque Deus está tão irado? Porque não estavam dando glória ao seu nome. O profeta apresenta em forma condicionada, “se o não ouvirdes...”. Ouvir (shama) significa responder, ou obedecer! Quem tem ouvidos para ouvir, deve ouvir. Deus esperava o compromisso de ser Honrado por seus filhos através deles obedecerem ao seu mandamento.
Deus espera que sua glória seja exaltada! A palavra glória (kabod) que representa o ser de Deus, significa “ser pesado”, por isso a glória de Deus deve receber o seu devido peso em honra. Isto é, dar a devida importância ao Senhor.
Para glorificar a Deus em tudo que fazemos significa que a causa de Deus deve ser vista em tudo que fazemos. Se pecarmos, ou deixarmos de fazer o que ele quer que façamos em adoração e serviço, nós não glorificamos o seu nome, mas damos às pessoas a impressão errada sobre Deus. E é isso que os sacerdotes estavam fazendo.
 Em Números 20, quando o povo murmurou contra Deus, porque não havia água, Deus disse a Moisés para falar com a rocha, na presença do povo para que a água saísse. Moisés, porém, perdeu a paciência e disse: "Ouçam você rebeldes, devemos trazer-lhe água desta rocha?" E ele feriu a rocha duas vezes e saiu água. Mas por causa disso, Deus disse a Moisés que ele não iria trazer os israelitas na terra prometida - essa bênção não seria dele, mas de outro. O que Moisés fez de errado? Ele estava irritado e impaciente, ele tomou o crédito para a missão ("nós"), e ele desobedeceu a Palavra de Deus. Esta não foi a imagem de Deus que ele deveria transmitir, e assim Deus foi santificado aos olhos das pessoas, punindo Moisés. 
Aqueles que representam Deus tem uma tarefa incrível. Mas se por suas palavras ou obras TENTAREM destruir a reputação ou o caráter de Deus, deixam de glorificar o seu nome. E Deus não vai deixar ninguém destruir o seu nome.
Mas o que os sacerdotes estavam fazendo de errado, o profeta irá explicar.

2- DEUS EXPLICA COMO SERÁ O SEU JULGAMENTO. (3,4).
O profeta usa uma metáfora muito forte e contundente. Deus iria atirar excremento no rosto, e nos sacrifícios. No ritual dos sacerdotes ao sacrificar os animais, eles retiravam a parte interna que era imunda, levavam para fora do acampamento queimavam, depois tinha que se lavar e trocar de roupa.
Agora Deus diz que irá atirar em seus rostos. O rosto representa nossa personalidade, nossa vergonha! Deus estava considerando-os imundos, inadequados para o ministério. Eles seriam desclassificados.
O Vs. 3 diz que Deus irá reprovar a descendência! Que terrível! Seria a maldição hereditária? O fato é que o comportamento de desonra a Deus seria impresso em seus filhos de geração em geração e seriam reprovados por Deus. Nossa atitude com Deus atinge nossos descendentes.
• Pais que não levam Deus a séria criam um péssimo ambiente para seus filhos. Eles transmitem aos filhos que Deus tem pouca importância.
Qual era o objetivo de Deus em julgar os sacerdotes corruptos? Porque no VS 4 Deus afirma sua aliança com Levi. Deus não tem pacto com um sacerdote, mas com o ministério sacerdotal é o pacto de Levi. Este consistia no chamado de Deus, suas bênçãos prometidas a Eles, vida e paz, do outro lado a obrigação que deviam cumprir.
Isso nos leva à segunda advertência, sobre a fidelidade à sua palavra em vivê-la e ensiná-la.

II- DEUS IMPÕE QUE SEUS SERVOS DEVEM ENSINAR E VIVER A VERDADE. (2:5-7).
O profeta passa a lembrar a vocação que foi dada aos sacerdotes. Ou seja, o que era para ser o seu ministério. Um pacto de vida e paz. Caso os sacerdotes servissem fielmente as pessoas encontrariam através deles vida e paz através deles. Isso é o que as pessoas precisam vida e paz através do perdão dos pecados e da orientação da Palavra.

1- A ESSÊNCIA DA ALIANÇA É UM MINISTÉRIO DE VIDA E PAZ. (5).
Para que voltassem a essa aliança de vida e paz, eles teriam que responder como Levi, este temeu e tremeu por causa do nome de Deus. Esse temor leva a da honra ao nome de Deus, que é o exigido nesta mensagem.
Qualquer cristão deve temer e tremer diante de Deus, caso contrário jamais será fiel à sua vontade. Aqueles que desenvolverem temor e tremor diante de Deus o adorarão, e devotarão com muita dedicação.
APLICAÇÃO.
• A LETARGIDA E INDIFERENÇA ESPIRITUAL SÃO FRUTOS DO DESTEMOR. CONSEQUENTE SEUS RESULTADOS NÃO SERÃO VIDA E PAZ, MAS MORTE E TRIBULAÇÃO.
• VOLTEMOS AO TEMOR, À REVERÊNCIA, À DEDICAÇÃO FEVOROSA AO NOSSO DEUS.

2- A MANEIRA DE REFAZER A ALIANÇA É O MINISTÉRIO DA PALAVRA. (6,7).
Deus continua descrevendo como quer que seja o ministério sacerdotal. A verdadeira instrução deve estar na boca dos representantes do Senhor. Atenção, ele diz a “verdadeira” instrução. Ou seja, existem instruções que não são verdadeiras! Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei. 2°Cr 15:3. O que o Senhor quer é que quem instrui seu povo o faça na verdade Bíblica, nos oráculos verdadeiros. Junto com a verdade a justiça deve ser declarada, injustiça não se achou nos seus lábios...”. Ensinar a verdade compreende o que é justo.
Em segundo lugar, não apenas ensinar, mas viver o que ensinavam. “Andar”, é a conduta revelada. Eles andaram com Deus, e o que o Senhor quer é isso que andemos com Ele.
aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.1 João 2:6
Guarda os mandamentos do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos e o temeres; Deuteronômio 8:6.
Agindo assim eles fariam cumprir a vontade de Deus para o seu povo que é: livrar a muitos do mal, levar à conversão, que é o resultado do ministério.
APLICAÇÃO:
• E este ainda é o modelo de liderança espiritual eficaz: ensinar e viver a Palavra. As pessoas vão ouvir a Palavra de Deus, e ver que ela faz a diferença na vida, e muitos vão responder.
Amós8. 11   Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.
Assim o profeta resume o que deve ser o ministério sacerdotal, vs7, os seus lábios devem guardar o conhecimento, para que os homens procurem por sua instrução, porque são MENSAGEIROS DE DEUS. Assim foi Jesus, a Bíblia diz que as multidões apertavam para ouvir a sua Palavra.
Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; Mateus 7:28
Ouvindo isto, as multidões se maravilhavam da sua doutrina. Mateus 22:33
Levantando-se Jesus, foi dali para o território da Judéia, além do Jordão. E outra vez as multidões se reuniram junto a ele, e, de novo, ele as ensinava, segundo o seu costume. Marcos 10:1
Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões. Lucas 5:3

Os jornais se encarregam de informar sobre economia, política, cultura, a Igreja do Senhor é sua mensageira, O povo quer ouvir a Palavra do Senhor!
Quem tem falhado nisso, recebe a terceira advertência do Senhor;
III- DEUS DESPREZARÁ QUEM NÃO CUMPRIR COM O PADRÃO DO SERVIÇO ESPIRITUAL. (8,9).

Deus e sua Palavra jamais mudam, mas aqueles que lhe servem passam por corrupção, por mudanças. E essas mudanças são desastrosas para quem necessita da orientação do seu ministério.
1- MUITOS CORROMPEM A ALIANÇA (8).
Por causa dessa corrupção desviaram muitos outros do caminho. O profeta se refere a falsos mestres, que estavam deturpando a Palavra do Senhor e por isso muitos estavam tropeçando. Quem doutrina outra pessoa em outro caminho que não o FIEL CAMINHO DO SENHOR, o levará a tropeçar, por nisso sofrerá as conseqüências.


Mt18. 6   Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar.

2- DEUS IRÁ EXPOR AQUELES QUE O DESONRAREM. (9).
Deus está irado, e sua ira se revelará contra os ministros através de expô-los. Todos saberão que seu ministério é fraco, sem a presença e o poder de Deus. Que coisa horrível! É melhor desaparecer.


CONCLUSÃO:
Todos os crentes são um reino de sacerdotes (1Pedro 2). O que os sacerdotes eram para o povo, as pessoas deviam ser para o mundo. Professores da Palavra de Deus. A Grande Comissão deixou isso bem claro: Ide por todo o mundo ... e fazer discípulos. Discípulos são aprendizes, que são os professores? Os cristãos devem conhecer a Palavra de Deus e serem capazes de ensiná-la e vivê-la de modo que possam influenciar as pessoas à justiça e a salvação.


Pr. RAFAEL BISPO


A grandeza do amor de Deus! PDF Imprimir E-mail

Escrito por Pr. Rafael Bispo   
A GRANDEZA DO AMOR DE DEUS
Ml 1:1-5
INTRODUÇÃO: Malaquias significa “MEU MENSAGEIRO”, um autor deveras desconhecido, portador de uma mensagem impactante. O resumo de sua mensagem é que o coração dos adoradores não estava com Deus, mas com eles mesmos. Malaquias alertou ao povo para fazer o que agradava a Deus. Os sacerdotes não ofereciam liderança espiritual e moral, o trabalho no templo foi negligenciado, divórcio e casamento com mulheres pagãs eram tolerado, o povo havia desiludido e duvidava do amor de Deus, o que importava era o que eles faziam no aqui-e-agora de suas vidas!
O estilo de Malaquias é diferenciado, ele usa o método de disputa, UMA DECLARAÇÃO OU ACUSAÇÃO É FEITA CONTRA A IGREJA, UMA OBJEÇÃO É IMAGINADA PELOS OUVINTES, E UMA REFUTAÇÃO É PROPOSTA PELO ORADOR EM NOME DO SENHOR. Portanto o texto de Malaquias é um debate com aqueles que colocam em jogo a bondade e a justiça do Senhor. Ex: Ml 1:2 Eu vos tenho amado, diz o senhor; mas vós dizeis: em que nos tens amado? ...todavia amei Jacó. É um estilo simples, contundente, e muitas vezes eloqüente. O objetivo do livro de Malaquias é trazer o coração de seus filhos de volta pra Ele. É RESTAURAR A ADORAÇÃO!
Vejamos que a grandeza deste amor se manifesta em três argumentos fortes.



I – O AMOR ESPECIAL DE DEUS É DECLARADO! VS 2a
O livro é aberto com uma declaração maravilhosa, “eu vos tenho amado”. É uma palavra carinhosa para a igreja do Senhor! Na verdade é a suma da Bíblia, o amor de Deus pelo povo.
Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. I Jo 4:9
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Rm 5:8
Apesar desse amor especial ser declarado, o profeta vai enfatizar a ingratidão da igreja que não demonstrou nenhum apreço ou qualquer resposta a este tão grande amor.
A resposta que deve ser dada ao profundo amor de Deus pelas nossas vidas é uma devoção firme e constante, e uma forte dedicação ao serviço de Deus. Nada disso estava acontecendo nada disso estava acontecendo com a nação de Israel, e muitas vezes não acontece com a igreja do Senhor!
Como você tem respondido ao grande amor de Deus por sua vida?
O argumento do profeta inspirado por Deus para falar ao coração do povo começa aquilo que há de mais forte a ser demonstrado, o amor de Deus.
E conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. Ef 3:19
Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus 2° Co 4:15
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jô 3:16
De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí. Jr31: 3
A nação estava tão distante de Deus que questionava se o Senhor de fato as amava. Como nós também questionamos a Deus.
Você já questionou o amor de Deus por você ultimamente?
O grande amor de Deus deve nos constranger a tomar decisões de mudanças em nossa vida! O grande fundamento para a conversão, para a transformação é o Amor de Deus dedicado a nós.

II- O AMOR DE DEUS FOI DEMONSTRADO AO ESCOLHER SEU POVO! 2b-3
Talvez ali em Israel ainda houvesse pessoas que não estavam convencidas do amor de Deus, talvez ali houvesse pessoas como hoje, que estão a perguntar se Deus nos ama por que sofremos com catástrofes, com doenças como câncer, e tantos problemas que nos afligem? Essas perguntas provém de baixa espiritualidade, e muito egoísmo.
Assim é conosco, quando as coisas não dão certo para nossa satisfação, questionamos se de fato Deus existe, e se existe porque não nos ama. É nosso egoísmo sendo revelado.
As pessoas contra-arrazoaram “... em que nos tem amado?...” a resposta de Deus foi lembrar-lhes do seu STATUS DE POVO ESCOLHIDO.
“... Não foi Esaú irmão de Jacó? - disse o Senhor; todavia, amei a Jacó, porém aborreci a Esaú;...”
Veja que agora ao lado da Palavra amor, é acrescentada a palavra ódio. A primeira refere-se à escolha e a segunda à rejeição. Jesus também utilizou a palavra ódio.
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. MT 6:24
Se alguém vem a mim e não aborrece {aborrece; isto é, ama menos, Mt-} a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Lc 14:26
O amor e ódio referentes a Jacó e Esaú que representavam duas nações mesmo antes de nascer não foi pessoal, foi providencial.
Em Rm 9:13 Paulo ao falar da eleição cita este texto “Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú”. O amor de Deus por Jacó é um amor de distinção! Israel, a igreja foram escolhidos como um propósito especial no mundo, para ser o canal de bênçãos para as nações e a fonte do Messias.
Como povo de Deus, nós fomos escolhido entre as nações, e isto é uma das mais fortes evidências do amor de Deus. Deus nos elegeu por causa de seu grande amor.
Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade 2 Tm 2:13
Na resposta da igreja ao Senhor, “em que nos tem amado” pudemos perceber quão duro estava o coração da congregação de Deus. COMO ESTÁ O SEU CORAÇÃO PARA DEUS? AMOLECIDO, ENDURECIDO? DEUS TE ELEGEU PARA SER BENÇÃO PARA ISSO É PRECISO ABRIR, AMOLECER SEU CORAÇÃO.
Vemos que o amor-próprio estava bloqueando a percepção do amor eletivo de Deus.  O Amor de Jacó, e o ódio de Esaú não são a lição a ser aprendida. Ser grato, amável, maleável, nas mãos do Senhor é o que é valorizado.
Há muitas pessoas amarguradas, endurecidas, ressecadas pelos problemas da vida que não tem conseguido ver nada de favorável que Deus tem feito.



III- O AMOR DE DEUS FOI DEMONSTRADO EM SEU CUIDADO COM O POVO. VS 3b-4
Deus não só escolheu Jacó, mas importou-se com ele, o livrou quando estava em apuros. Israel foi protegido ao longo dos séculos enquanto os Edomitas não foram.
Assim a igreja do Senhor também é guardada sempre pelo poder e amor cuidadoso do Senhor.
Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. MT 16:18
Mas Esaú que representa o homem natural contrário a Deus, não será cuidado, antes destruído. É o ser independente de Deus! Jesus disse: “sem mim nada podeis fazer”.
Deus mostra o Seu amor a nós por Sua disposição. Ele não gosta quando tentamos fazer tudo por nós mesmos sem ele. Há dois exemplos disso em Genesis:  

1. Torre de Babel /2. Nação de Edom - Pessoas de Esaú  

                         Deus diz: "Você tenta construir tudo sem mim e não vai funcionar. Você tem que depender de mim e me pedir para ajudá-lo a construir, e eu vou ajudá-lo a ter sucesso. Deus promete isso.
De forma semelhante, a Igreja pode olhar para trás ao longo da história humana e ver como o amor de Deus tem sido demonstrado a eles.
 Deus nos amou, Ele nos escolheu para ser seu povo, para ser um reino de sacerdotes, e Ele tem nos preservado e protegido através dos séculos, apesar de tantas pessoas no mundo têm tentado destruir o povo de Deus de uma forma ou de outra. Mas Jesus disse que Ele não iria permitir que as portas do inferno prevalecessem contra a Sua Igreja. E quando a Igreja começa a duvidar do amor de Deus, eles simplesmente têm de fazer um balanço de quem eles são e como eles vieram a ser. Foi o amor de Deus. Mas agora, por causa desse amor, o Senhor vai falar com firmeza para o Seu povo.



CONCLUSÃO
  O relato de Malaquias é Deus demonstrando o que mais nos toca, o amor. Esse amor de Deus não pode ficar sem uma resposta de nossa parte, e a resposta é caminhar em sua direção, crendo nesse amor, e louvando a Deus por sua graça.

Aplicações:
• Vou procurar oferecer o melhor sacrifício da minha vida para celebrar seu nome e qualidades divinas.
• Você precisa pedir-Lhe para ajudá-lo em tudo o que você pretende construir - quer seja os seus estudos, sua carreira, sua família. Deus quer lhe ajudar a construir.
"Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo." (Apocalipse 3:20, grifo nosso)


Pr. RAFAEL BISPO

Nenhum comentário: